O deputado Miguel Laranjeiro entende que as recentes declarações de Passos Coelho sobre as reformas «vão ao arrepio da necessidade de relação de confiança» com os pensionistas.
Corpo do artigo
O deputado socialista Miguel Laranjeiro acusou o primeiro-ministro de «insultar» os trabalhadores e os reformados ao dizer que alguns reformados ganham acima do que descontaram e que é por isso que a esses se pede uma tributação especial.
Numa reação a estas declarações de Pedro Passos Coelho, Este parlamentar do PS fala em «afronta» e suspeita que o Governo poderá estar a preparar novos cortes na Segurança Social pública.
Miguel Laranjeiro recordou que «em Portugal, existe um sistema de Segurança Social de natureza contributiva, um sistema previdencial baseado nos descontos dos trabalhadores ao longo da sua carreira contributiva».
«O Estado arrecada um terço dos salários dos portugueses que resultam dos descontos para a Segurança Social. É responsável por essas verbas e deve estar de boa fé na relação com os pensionistas», sublinhou.
Este deputado do PS considerou que as declarações de Passos Coelho «vão ao arrepio da necessidade de relação de confiança» e questionou-se «se o primeiro-ministro quer retirar direitos aos trabalhadores que descontaram uma vida inteira».
«Importa saber se é no âmbito da Segurança Social pública que o primeiro-ministro quer cortar os quatro mil milhões que tem vindo a referir», concluiu.