O PS quer avançar com uma comissão parlamentar de inquérito aos contratos dos submarinos e dos blindados Pandur. Dois negócios do tempo de Portas, como ministro da Defesa, no Governo liderado por Santana Lopes.
Corpo do artigo
A realização do inquérito parlamentar será proposta na próxima semana. Os socialistas querem esclarecer vários factos, incluindo suspeitas de corrupção já confirmadas na justiça alemã.
O PS quer saber ao certo quanto é que o Estado gastou e que compromissos financeiros assumiu nos programas de aquisição dos dois submarinos da armada e nos blindados Pandur.
No documento, a que a TSF teve acesso, estão definidos outros cinco objetivos para esta comissão parlamentar de inquérito: identificar as contrapartidas contratualizadas com os fornecedores e qual é o grau de execução; saber de que forma foi colocado em risco o interesse e as contas do Estado com esses contratos, sobretudo nas clásulas que limitam a responsabilidade dos fornecedores; esclarecer qual o papel dos principais responsáveis nos dois negócios; avaliar as medidas que foram adotadas nos caso de incumprimento entretanto conhecidos e ainda fazer um levantamento exaustivo de toda a documentação relacionada com estes dois negócios.