PS aprova nove propostas de alteração de outros partidos no 1.º dia de votações do OE2023
Os deputados votam ao longo da semana mais de 1800 propostas de alteração ao OE, que culminará na sexta-feira com a votação final global do documento.
Corpo do artigo
O PS aprovou na segunda-feira, primeiro dia de votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2023, no parlamento, nove propostas de alteração de outros partidos, tendo o PAN sido quem conseguiu ver viabilizadas mais medidas.
Entre as cerca de 400 propostas que foram hoje a votação, sem surpresas, o PS foi o único partido que, graças à maioria absoluta, conseguiu ver todas as propostas aprovadas, ao longo de uma tarde na qual se ouviu pelo presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) muitas vezes a palavra "reprovada" quanto às propostas dos restantes partidos.
Entre as nove propostas de alteração dos outros partidos aprovadas - algumas delas já no final do dia graças à mudança de sentido de voto do PS -, o PAN recebeu 'luz verde' em três propostas: um projeto-piloto para distribuição de bens de higiene pessoal feminina, a realização de um estudo sobre o impacto do que denomina de "taxa rosa", ou seja, quanto mais gastam as mulheres do que os homens em produtos semelhantes; e a criação de um Espaço Gisberta, para dar uma resposta integrada e especializada às pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica ou de género.
Por seu lado, o maior partido da oposição, o PSD, conseguiu fazer passar uma proposta para o reforço da prevenção e combate à violência contra as pessoas idosas e parte de uma proposta que prevê o reforço da prevenção e combate à violência contra as pessoas idosas.
Também o Livre garantiu duas propostas de alteração, vendo viabilizada a criação de um plano de formação profissional em direitos humanos para quem faça atendimento ao público na administração central, regional e local e, graças à alteração do sentido de voto do PS, parte de uma proposta que prevê a formação dos recursos humanos nos programas de apoio à construção e acesso a habitação pública.
Já os ex-parceiros de geringonça Bloco de Esquerda e PCP viram aprovada uma proposta cada um. Os comunistas conseguiram aprovar parte de uma proposta para que sejam progressivamente eliminadas as barreiras arquitetónicas, tendo sido chumbado o programa de financiamento com esse objetivo para casas de pessoas com mobilidade condicionada, enquanto os bloquistas, após mudança no final do sentido de voto do PS, uma proposta para a implementação da Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas, que prevê o seu acompanhamento e monitorização.
Por outro lado, o Chega foi o único partido que viu todas as propostas reprovadas, enquanto a IL não teve hoje propostas de alteração a votos.
Entre as propostas do PS aprovadas inclui-se o alargamento da medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal, no âmbito do Progresso Regressar, às Regiões Autónomas, a construção do novo estabelecimento prisional de S. Miguel e obras de requalificação da Cadeia de Apoio da Horta, nos Açores, assim como a possibilidade de uma moratória excecional para os municípios com empréstimos de assistência financeira.
A realização de um estudo para a implementação de um plano de contingência no Aeroporto Internacional da Madeira -- Cristiano Ronaldo, a promoção dos procedimentos para a ampliação da pista do Aeroporto da Horta e a comparticipação do projeto de execução e o alargamento à Administração Regional da existência de uma conta-corrente para receber a transferência do montante equivalente ao IVA, que saia dos orçamentos regionais, no âmbito do PRR, foram outras das propostas socialistas aprovadas.
Os deputados estão a votar ao longo desta semana mais de 1.800 propostas de alteração ao orçamento, que culminará na sexta-feira com a votação final global do documento.