Rui Rocha condena o que considera ser "mais uma gravíssima tentativa de impedir o apuramento de factos" sobre a intervenção do SIS na recuperação do computador de Frederico Pinheiro.
Corpo do artigo
O Partido Socialista (PS) chumbou o requerimento da Iniciativa Liberal (IL) para ouvir o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, na comissão de Assuntos Constitucionais, para prestar esclarecimentos sobre a intervenção do SIS na recuperação do computador do ex-adjunto de João Galamba, Frederico Pinheiro.
A revelação foi feita esta quarta-feira pelo presidente da IL no Twitter.
O PS acaba de chumbar o requerimento que a Iniciativa Liberal apresentou para que o secretário de Estado António Mendonça Mendes fosse ouvido na 1.ª comissão parlamentar. João Galamba afirma que falou às 21h52 de 26 de Abril dos acontecimentos no Ministério das Infraestruturas...
- Rui Rocha (@ruirochaliberal) May 24, 2023
"É mais uma gravíssima tentativa de impedir o apuramento de factos que envolvem uma situação tão melindrosa e relevante como a intervenção do SIS naquela noite", condena Rui Rocha.
É preciso apurar se o ministro das Infraestruturas João Galamba telefonou ao secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, o que foi dito e se António Mendonça Mendes "reportou ao primeiro-ministro essa conversa", considera o presidente da Iniciativa Liberal. "É este esclarecimento que o PS acabou de inviabilizar", condena.
A Iniciativa Liberal queria ouvir Mendonça Mendes na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias (1.ª comissão parlamentar), por considerar que existem questões que não podem ser tratadas na comissão de inquérito à TAP, porque "não fazem sentido serem tratadas nessa dimensão".
No sábado passado, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro recusou esclarecer o papel que teve na chamada dos serviços de informação para a recuperação do computador de Frederico Pinheiro, considerando que "o que Governo tinha a dizer e de relevante nessa matéria já disse".