O secretário nacional do PS, Eurico Dias, considera que o pedido de extensão dos prazos para pagamento do empréstimo da troika é uma medida positiva, mas já podia ter sido feito antes.
Corpo do artigo
«Esta decisão é uma boa decisão. Mais tempo para pagar a dívida, menos juros para podermos fazer um ajustamento mais eficaz da economia portuguesa. É pena é que, mais uma vez, o Governo fora de tempo venha fazer esse pedido. Mas, mais vale tarde do que nunca e, neste momento, este pode ser um bom passo para que Portugal possa fazer um ajustamento da sua economia, declarou Eurico Dias à TSF.
O secretário nacional do PS fez questão ainda de sublinhar que os socialistas já tinham pedido, em dezembro de 2011, a extensão dos prazos das maturidades dos empréstimos da troika a Portugal.
«O PS, há aproximadamente 15 meses, disse que Portugal precisava, para fazer um bom ajustamento, de mais um ano. Nessas circunstâncias, o Governo sempre recusou. Chegámos praticamente ao fim do ano de 2012 e Portugal teve mais um ano. Agora temos, dois meses depois, mais tempo para pagar a dívida», lembrou.
Um pedido do PS que leva Eurico Dias a pontar críticas ao Governo: «As decisões vão sempre sendo tomadas fora de tempo, não permitindo que Portugal possa incorporar no seu processo de ajustamento algumas destas medidas de forma a minorar os sacrifícios de que os portugueses padecem».