O secretário nacional do PS, Eurico Brilhante Dias, reiterou hoje que o Orçamento do Estado para 2013 é uma «bomba atómica fiscal», fruto da «incompetência» e «teimosia» do Governo.
Corpo do artigo
Na reacção socialista à apresentação do Orçamento do Estado para o próximo ano, feita esta tarde no Parlamento pelo ministro das Finanças, Vitor Gaspar, o secretário nacional do PS, Eurico Brilhante Dias, do secretariado nacional do PS, fala em «teimosia» e «incompetência» por parte do Governo.
Para o PS, a apresentação do Orçamento foi caracterizada pela «manifesta incompetência na preparação», patente nos «avanços e recuos» do Governo, assim como da «teimosia» em insistir na receita.
«O Governo teimosamente insiste numa receita que gerou um falhanço colossal no Orçamento do Estado de 2012 e prepara-se para em 2013 não só aplicar a mesma receita mas reforçá-la, atirando para cima dos portugueses uma enorme carga fiscal», afirmou.
Os «números essenciais desta incompetência e teimosia são o aumento de IRS para pagar o falhanço colossal do Governo, que será seguramente superior a 2,5 mil milhões de euros» e «um falhanço colossal em espiral recessiva, que fará com que os portugueses paguem para além deste desvio colossal no orçamento, adicionalmente 2,2 mil milhões de euros», destacou Eurico Brilhante Dias.