O PS quer que o primeiro-ministro leve à próxima cimeira luso-espanhola a questão da linha de mercadorias em bitola europeia entre Sines e a Europa.
Corpo do artigo
O PS lançou, esta tarde, um desafio a Pedro Passos Coelho, que o primeiro-ministro leve o assunto da linha de bitola europeia entre Sines e a Europa à próxima cimeira luso-espanhola.
O tema faz manchete no jornal Público de hoje, que revela que não há qualquer acordo com Espanha, para que seja construída uma linha em bitola europeia entre Badajoz, onde termina o projeto anunciado pelo primeiro-ministro, e Barcelona, onde começa a linha espanhola em bitola europeia.
Carlos Zorrinho, líder parlamentar do PS, relembra que os socialistas apoiam esta linha, e lança um desafio ao primeiro-ministro.
«Consideramos muito importante que haja uma linha de ligação de mercadorias entre o porto de Sines e a Europa. Esperamos por isso que na próxima cimeira luso-espanhola o senhor primeiro-ministro coloque essa questão e consiga garantias do lado de Espanha de que essa linha será feita e que será possível ligar Sines à Europa em bitola europeia», afirma.
Carlos Zorrinho considera ainda que se Pedro Passos Coelho não tomar essa atitude vai indicar «que trocou um projeto conhecido, financiado, como era a ligação de mercadorias e passageiros de alta velocidade por uma ilusão e que terá perdido ele e Portugal em toda a linha».
Este é o desafio dos socialistas, depois de detetado o erro no anúncio de Pedro Passos Coelho.
«O que os portugueses podem e devem esperar de um primeiro-ministro num caso destes é que estude os dossiers, que esteja bem informado, o caso hoje revelado de que a anunciada troca da ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid por uma linha de mercadorias entre Sines e a Europa é uma impossibilidade por não haver nenhum compromisso do Governo espanhol em fazer essa ligação em bitola europeia é algo de muito grave e que mostra que o primeiro-ministro não estudou o dossier», adianta.