
Na véspera do debate, no Parlamento, sobre o próximo Conselho Europeu, que decide o orçamento comunitário até 2020, o PS acusa o Governo de ignorar um debate essencial para o futuro do país.
Vitalino Canas, membro do secretariado nacional do PS e coordenador dos socialistas na comissão parlamentar de Assuntos Europeus, afirma que o Governo está ausente do debate acerca do Conselho Europeu que vai decidir o orçamento comunitário para 2020.
«Creio que o Governo está a pecar por omissão já que se trata de um debate importantíssimo. Este Conselho Europeu vai ser um dos mais importantes dos últimos tempos e parece-nos que mais uma vez o Governo está a pecar pela ausência», afirma.
Para os socialistas esta atitude do maior partido da oposição deve ser alterada. Nesse sentido, o PS apresenta um projeto de resolução com uma longa lista de desejos socialistas para o orçamento comunitário. Vitalino Canas dá dois exemplos.
«Gostaríamos que Portugal apoiasse a proposta do Parlamento Europeu no sentido de reforçar em cinco por cento o Orçamento da União Europeia para o período 2014-2020. Gostaríamos que as condições de acesso ao crédito do Banco Europeu de Investimentos fossem iguais para todos os Estados», realça.
Vitalino Canas afirma que se Portugal falhar na negociação do orçamento da União Europeia até 2020 poderá ficar à margem de uma série de políticas decisivas para o desenvolvimento do país.
Este projeto de resolução do PS já deu entrada na Assembleia da República, acompanhado por um requerimento pedindo a votação na sessão de amanhã, dia em que Passos Coelho vai ao parlamento debater com os deputados o Conselho Europeu, que decorre no final desta semana.