O PS considerou que a escolha de Vasco Cordeiro como candidato socialista à liderança do Governo Regional dos Açores foi regular face às regras em vigor no partido e «excepcionalmente bem conduzido».
Corpo do artigo
Na moção aprovada no Congresso, há uma norma na qual o PS se compromete, até ao fim de 2012, a incluir nos estatutos a escolha dos candidatos do PS a cargos políticos por directas entre os militantes.
Ora, isso não deverá acontecer com o candidato do PS às eleições regionais nos Açores, que se realizam em Outubro de 2012, já que este sábado a estrutura regional do partido decidiu que o candidato será Vasco Cordeiro.
«O PS/Açores tem os seus estatutos, tem a sua autonomia regional e agiu de acordo com os seus estatutos e de acordo com aquilo que entendeu ser o seu processo. A direcção nacional nada tem a comentar relativamente a esse assunto», começou por responder João Ribeiro, porta-voz do PS.
Neste momento, continuou, «com as regras que estão em vigor, não há nenhuma irregularidade no processo, pelo contrário, foi um processo excepcionalmente bem conduzido».