
António José Seguro
Global Imagens
A proposta subscrita pelo secretário-geral do PS de regulamento das eleições primárias para a escolha do candidato a primeiro-ministro prevê que os simpatizantes se registem até 21 de setembro, uma semana antes do ato eleitoral.
O projeto será analisado e votado na quinta-feira em reunião da Comissão Política Nacional do PS, cujos membros podem apresentar propostas de alteração até às 18:00 horas de quarta-feira.
A proposta prevê que os candidatos a primeiro-ministro tenham de apresentar uma moção política sobre as grandes opções de governo.
Por outro lado, os simpatizantes socialistas que queiram votar não têm de pagar qualquer taxa e podem dar o nome até uma semana antes do dia das eleições marcadas para 28 de setembro. O projeto de regulamento da equipa liderada por António José Seguro prevê apenas que os simpatizantes sejam obrigados a assinar um compromisso individual de concordância com a declaração de princípios do PS e de não filiação em qualquer outro partido.
Os simpatizantes podem inscrever-se entre os dias 15 de julho e 21 de setembro no site do PS na internet ou junto das estruturas partidárias locais, distritais, regionais ou nacionais, devendo autorizar a divulgação do respetivo nome e dados (número de identificação civil, endereço postal e endereço eletrónico) nos cadernos eleitorais e o acesso aos mesmos por parte das candidaturas.