António Costa disse hoje que «há condições em Portugal» para que os municípios do interior participem no crescimento económico do país e contribuam para fixar os jovens. O secretário-geral do PS recusou comentar a derrota do PASOK, o partido socialista grego, nas eleições de ontem.
Corpo do artigo
Em Oliveira do Hospital, de visita à incubadora de empresas da BLC3, Plataforma de Desenvolvimento da Região do Interior Centro, António Costa afirma que tem outra prioridade, o crescimento de Portugal.
«Sobre esse assunto já falei, hoje a minha prioridade é fazer o país crescer e apostar na valorização do território», disse.
O secretário-geral do PS considera que a Plataforma BLC3 é um exemplo de como Portugal pode aproveitar a nova geração qualificada, que tem fugido e procura no estrangeiro carreiras promissoras.
«Temos que mobilizar o conjunto do território para aumentar a nossa capacidade de crescer, para atrair jovens quadros universitários e qualificados, para inovar e criar valor acrescentado, quer seja a produtos tradicionais, quer seja para aquilo que é considerado desperdício», acrescenta.
A Grécia interessa agora como mercado externo, para os produtos que resultam da valorização do território. Associados às novas tecnologias, diz António Costa, valorizam as empresas e o país.
«Há condições em Portugal para transformar toda a zona do interior como um contributo positivo para o crescimento económico do país», assegura.