PS já conta espingardas. Pedro Nuno Santos 'esmaga' com apoio das distritais
José Luís Carneiro soma os apoios de Jorge Lacão, Capoulas Santos ou António Lacerda Sales.
Pedro Nuno Santos tem o apoio da esmagadora maioria das distritais do PS. Para já, são 16 das 21, incluindo a de Lisboa, do Porto e até Braga, onde José Luís Carneiro foi cabeça de lista nas últimas legislativas.
A grande incógnita é a federação distrital de Setúbal, liderada pelo atual secretário de estado adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, que socialistas ouvidos pela TSF admitem que se mantenha neutra. Açores, Madeira e a Federação Regional do Oeste ainda não distribuíram apoios.
TSF\audio\2023\11\noticias\14\francisco_nascimento_ps
Também os presidentes das Áreas Metropolitanas estão ao lado de Pedro Nuno Santos: em Lisboa, Carla Tavares (presidente da câmara da Amadora), e no Porto, Eduardo Vítor Rodrigues (presidente da câmara de Vila Nova de Gaia).
Já em Bragança, a presidente da federação, Berta Nunes, já garantiu que os votos dela vão para José Luís Carneiro. Berta Nunes é também antiga secretária de Estado das Comunidades, e o atual, Paulo Cafôfo, também apoia o mesmo candidato.
O socialista conotado como da ala moderada conta ainda com o apoio do antigo ministro e antigo vice-presidente da Assembleia da República, Jorge Lacão. Também Capoulas Santos, que foi ministro da Agricultura, faz parte da lista de apoiantes de Carneiro.
Maria da Luz Rosinha e Susana Amador na coordenação de Carneiro
A TSF apurou que, em Lisboa, a coordenação da campanha de José Luís Carneiro será de Miguel Coelho, antigo deputado e líder do PS Lisboa durante 14 anos. Na capital, a equipa do ainda ministro conta ainda com as deputadas Maria da Luz Rosinha e Susana Amador
O antigo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, também apoia o ainda ministro e vai desempenhar funções na coordenação de campanha em Leiria, por onde foi eleito deputado. Também Carlos Zorrinho, eurodeputado e antigo líder parlamentar do PS, terá uma palavra a dizer na campanha em Évora.
Apesar de o líder da distrital de Castelo Branco, Vítor Pereira, apoiar Pedro Nuno Santos, o presidente da câmara albicastrense, Leopoldo Rodrigues, votará em José Luís Carneiro.
Assis, Cabrita e Miguel Costa Matos ao lado de Pedro Nuno
Na candidatura oposta, Pedro Nuno Santos já conta com apoios do atual Governo de António Costa: o ministro da Educação, João Costa, esteve na apresentação da candidatura, e a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, também é uma apoiante desde a primeira hora.
A antiga candidata presidencial, Ana Gomes, também vai colocar a cruzinha em Pedro Nuno Santos, assim como o antigo ministro Eduardo Cabrita. O líder da Juventude Socialista, Miguel Costa Matos, também já garantiu apoio ao jovem turco.
Francisco Assis, apesar de conotado à ala moderada, está ao lado de Pedro Nuno Santos, num dos apoios de peso do antigo ministro. O presidente do Conselho Económico e Social acompanhou Pedro Nuno Santos na chegada ao Largo do Rato, para a apresentação da candidatura, na segunda-feira.
Os apoios "distritais" de Pedro Nuno Santos:
Aveiro: Jorge Sequeira
Beja (Baixo Alentejo): Nélson Brito
Braga: Frederico Castro
Castelo Branco: Vítor Pereira
Coimbra: João Portugal
Évora: Luís Dias
Faro: Luís Graça
Guarda: Alexandre Lote
Leiria: Walter Chicharro
Lisboa: Duarte Cordeiro
Portalegre: Luís Testa
Porto: Eduardo Vítor Rodrigues
Santarém: Hugo Costa
Viana do Castelo: Vítor Paulo Pereira
Vila Real: Luís Machado
Viseu: José Rui Cruz
