PS já conta espingardas. Pedro Nuno Santos 'esmaga' com apoio das distritais
José Luís Carneiro soma os apoios de Jorge Lacão, Capoulas Santos ou António Lacerda Sales.
Corpo do artigo
Pedro Nuno Santos tem o apoio da esmagadora maioria das distritais do PS. Para já, são 16 das 21, incluindo a de Lisboa, do Porto e até Braga, onde José Luís Carneiro foi cabeça de lista nas últimas legislativas.
A grande incógnita é a federação distrital de Setúbal, liderada pelo atual secretário de estado adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, que socialistas ouvidos pela TSF admitem que se mantenha neutra. Açores, Madeira e a Federação Regional do Oeste ainda não distribuíram apoios.
TSF\audio\2023\11\noticias\14\francisco_nascimento_ps
Também os presidentes das Áreas Metropolitanas estão ao lado de Pedro Nuno Santos: em Lisboa, Carla Tavares (presidente da câmara da Amadora), e no Porto, Eduardo Vítor Rodrigues (presidente da câmara de Vila Nova de Gaia).
Já em Bragança, a presidente da federação, Berta Nunes, já garantiu que os votos dela vão para José Luís Carneiro. Berta Nunes é também antiga secretária de Estado das Comunidades, e o atual, Paulo Cafôfo, também apoia o mesmo candidato.
O socialista conotado como da ala moderada conta ainda com o apoio do antigo ministro e antigo vice-presidente da Assembleia da República, Jorge Lacão. Também Capoulas Santos, que foi ministro da Agricultura, faz parte da lista de apoiantes de Carneiro.
Maria da Luz Rosinha e Susana Amador na coordenação de Carneiro
A TSF apurou que, em Lisboa, a coordenação da campanha de José Luís Carneiro será de Miguel Coelho, antigo deputado e líder do PS Lisboa durante 14 anos. Na capital, a equipa do ainda ministro conta ainda com as deputadas Maria da Luz Rosinha e Susana Amador
O antigo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, também apoia o ainda ministro e vai desempenhar funções na coordenação de campanha em Leiria, por onde foi eleito deputado. Também Carlos Zorrinho, eurodeputado e antigo líder parlamentar do PS, terá uma palavra a dizer na campanha em Évora.
Apesar de o líder da distrital de Castelo Branco, Vítor Pereira, apoiar Pedro Nuno Santos, o presidente da câmara albicastrense, Leopoldo Rodrigues, votará em José Luís Carneiro.
Assis, Cabrita e Miguel Costa Matos ao lado de Pedro Nuno
Na candidatura oposta, Pedro Nuno Santos já conta com apoios do atual Governo de António Costa: o ministro da Educação, João Costa, esteve na apresentação da candidatura, e a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, também é uma apoiante desde a primeira hora.
A antiga candidata presidencial, Ana Gomes, também vai colocar a cruzinha em Pedro Nuno Santos, assim como o antigo ministro Eduardo Cabrita. O líder da Juventude Socialista, Miguel Costa Matos, também já garantiu apoio ao jovem turco.
Francisco Assis, apesar de conotado à ala moderada, está ao lado de Pedro Nuno Santos, num dos apoios de peso do antigo ministro. O presidente do Conselho Económico e Social acompanhou Pedro Nuno Santos na chegada ao Largo do Rato, para a apresentação da candidatura, na segunda-feira.
Os apoios "distritais" de Pedro Nuno Santos:
Aveiro: Jorge Sequeira
Beja (Baixo Alentejo): Nélson Brito
Braga: Frederico Castro
Castelo Branco: Vítor Pereira
Coimbra: João Portugal
Évora: Luís Dias
Faro: Luís Graça
Guarda: Alexandre Lote
Leiria: Walter Chicharro
Lisboa: Duarte Cordeiro
Portalegre: Luís Testa
Porto: Eduardo Vítor Rodrigues
Santarém: Hugo Costa
Viana do Castelo: Vítor Paulo Pereira
Vila Real: Luís Machado
Viseu: José Rui Cruz
