O PS entregou hoje na Comissão de Educação um requerimento para nova audição do ministro, minutos após a saída de Nuno Crato, para pedir explicações sobre o despacho que aumenta o número de alunos por turma.
Corpo do artigo
«A recente publicação do despacho sobre matrículas e constituição de turmas é um duro golpe na qualidade do ensino em Portugal», declarou aos jornalistas a socialista Odete João no final da audição do ministro da Educação sobre a empresa Parque Escolar.
A deputada afirmou que o PS apresentou o requerimento tendo também em vista a revisão curricular que entrará em vigor no próximo ano letivo.
«Está em causa o futuro do alunos, o despedimento de muitos professores, pela redução da carga horária», afirmou, referindo que há muitas explicações a serem dadas também sobre o que serão os currículos.
Questionado durante a sessão sobre o aumento do número de alunos por turma (para um máximo de 30) entre o 5º e o 12º anos, o ministro apenas disse que os estudos internacionais não demonstram que uma pequena alteração tenha influência na qualidade da aprendizagem.
A audição desta sexta-feira foi requerida pelo PSD para esclarecimentos sobre o desempenho da Parque Escolar, a empresa criada pelo ex-ministro José Sócrates, para modernizar as escolas secundárias e responsável por um elevado endividamento.