A pergunta surge depois do presidente da Administração Central dos Sistemas de Saúde ter admitido que em 2013 vai ser preciso um acréscimo de receita de mais 50 milhões de euros.
Corpo do artigo
O PS quer saber se o Governo tem ou não intenção de aumentar novamente as taxas moderadores no próximo ano.
Na passada quinta-feira, o presidente da Administração Central dos Sistemas de Saúde, João Carvalho das Neves, disse, numa conferência no Porto, que em 2013 vai ser preciso um acréscimo de receita de mais 50 milhões de euros.
Nesse sentido, João Carvalho das Neves defendeu que no final deste ano ou no início do próximo vai ser preciso rever o actual sistema de preços para conseguir esse acréscimo em 2013.
Perante estas declarações, o PS entregou na Assembleia da República um requerimento em que deixa várias perguntas ao Governo, como avançou à TSF o deputado e coordenador dos deputados socialistas na Comissão Parlamentar de Saúde, António Serrano.
«Perguntamos ao Governo se ele confirma que há essa intenção de rever a tabela de preços do SNS e com isso aumentar novamente as taxas moderadoras. Se assim for perguntamos também ao Governo se está a alterar aquilo que é o conceito do limite de um terço das taxas moderadoras, perguntamos se é uma medida estrutural que está em curso», revelou.
«Achamos estranho porque mal acabaram de aumentar as taxas já estão a dizer que estão preocupados em aumentá-las no próximo ano. Isto de facto é um alarme social fortíssimo, e se não for verdade perguntamos como é que vai manter em funções o persidente da Administração Central dos Sistemas de Saúde», acrescentou António Serrano.