O PS entende que é importante «conhecer os pormenores das propostas não vencedoras» para que com «todos os dados do problema» possa haver uma «apreciação global».
Corpo do artigo
O PS vai requerer a audição dos investidores preteridos na compra do BPN em sede de comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, indicou a líder parlamentar interina socialista.
Em declarações à TSF, Maria de Belém Roseira lembrou que «quando se celebra um contrato na sequência de um concurso é tão importante ouvir e conhecer os contornos do contrato ou do grupo vencedor como conhecer os pormenores das propostas não vencedoras».
«Essas não são conhecidas e portanto convínha-nos ter todos os dados do problema para poder haver uma apreciação global», acrescentou.
Maria de Belém admitiu que até pode ser «atraente avançar com conclusões imediatamente» sobre esta questão, mas «acho que as conclusões nunca vêm antes de equacionarmos o problema e conhecermos os elementos».
«Neste momento há um conjunto de incógnitas e essas incógnitas têm de ser traduzidas em dados concretos para depois podermos tirar as conclusões», adiantou.
Desta forma, os socialistas não querem fazer uma «especulação», mas sim um «exercício de racionalidade» para que «todos os portugueses conheçam bem tudo de forma transparente, uma vez que são eles que são chamados para suportar os encargos decorrentes de qualquer das soluções».