António Leitão Amaro revelou à TSF que o partido vai levar o assunto à conferência de líderes.
Corpo do artigo
O Partido Social-Democrata (PSD), acusa o Banco de Portugal de não estar a cumprir a lei no que diz respeito à lista dos grandes devedores da banca.
A acusação do PSD baseia-se no facto do banco central não ter publicado, até ao dia 23 deste mês, os dados sobre as dívidas aos bancos que foram ajudados pelo Estado. À TSF, o vice-presidente da bancada parlamentar social-democrata, António Leitão Amaro, defende que o supervisor foi omisso e cometeu uma ilegalidade.
Leitão Amaro explica que o Banco de Portugal tinha duas obrigações: entregar à Assembleia da República informação detalhada e discriminada sobre "grandes créditos incumpridos nos bancos que receberam ajudas" e publicar, até à última quinta-feira, um resumo das informações com "situações, montantes, números que os portugueses pudessem apreciar".
TSF\audio\2019\05\noticias\28\15_leitao_amaro_1
Perante esta situação, o vice-presidente da bancada social-democrata diz que o BdP preferiu "violar a lei", entregando à Assembleia da República um documento que "pretende que fique completamente fechado" e não o publicando na Internet.
É uma regra "muito clara", pelo que é "uma omissão ilegal o BdP estar a querer esconder alguma informação, não se sabendo porquê", atira.
Perante estas premissas, Leitão Amaro revela que o assunto vai ser levado pelo PSD, esta quarta-feira, à conferência de líderes com o objetivo de que "delibere interpelar o Banco de Portugal" para que esta informação disponibilizada online num prazo "muito curto".