
Linha do Vouga
TSF - Rui Tukayana
O PSD acredita na viabilidade desta linha que liga Aveiro a Espinho, ao passo que o CDS entende que a questão tem «ingredientes suficientes para ser reavaliada».
Os partidos que apoiam o Governo pretendem que seja repensado o encerramento da Linha do Vouga, que faz a ligação entre Aveiro e Espinho, cujo fecho foi decidido há seis meses no âmbito do programa de ajuda financeira negociado com a troika.
O social-democrata Paulo Cavaleiro entende que é preciso pensar em alternativas ao encerramento de uma linha que tem «viabilidade da Linha do Vouga», uma vez que esta tem potencial.
«Nesse sentido, o PSD apresenta um projecto que recomenda ao Governo que estude uma solução que permita a requalificação da Linha do Vouga e a sua sustentabilidade. Se calhar, precisamos de ver novas alternativas», adiantou.
Também o CDS-PP pretende reavaliar a decisão para analisar se esta linha é viável, contudo, frisa o deputado Raul Almeida que esta «não é uma reversão do processo», até porque entende que a apresentação por parte do Governo do Plano Estratégico de Transportes foi feita num «contexto de grande pressão de tempo».
«Estou em crer que nem o CDS, nem as pessoas do distrito de Aveiro, nem sequer os utentes da Linha que queiram uma solução para o seu problema que prejudique o país. Entendemos que é uma situação que tem ingredientes suficientes para ser reavaliada e reequacionada pelo Governo», frisou.
Raul Almeida sublinhou ainda que não está a ser feita uma «reivindicação bairrista e regionalista», mas sim uma «reavaliação» que possa dizer que esta linha é viável ou não.