Os sociais-democratas manifestaram esta vontade num requerimento enviado a Ferro Rodrigues.
Corpo do artigo
O PSD enviou uma carta ao Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, a pedir uma reunião extraordinária da Conferência de Lideres, com caráter de urgência, devido às implicações policiais do caso de Tancos. Na carta, enviada também às redações, os sociais-democratas acreditam que, só desta forma, será possível "repor a credibilidade das instituições - Governo e Assembleia da República - e a normalidade democrática".
No texto, dividido em cinco pontos, o PSD começa por defender que "a acusação proferida no âmbito do processo de Tancos afeta diretamente um ex-membro do atual Governo, pondo a nu a existência de condutas extremamente graves no exercício dessas funções políticas que colidem com o compromisso assumido perante todos os portugueses de exercer com lealdade as funções que lhe foram confiadas".
Numa posição que não é propriamente uma novidade, o PSD reforça que "é pouco crível que o ex-ministro da Defesa Nacional não se tenha articulado, sobre este processo, com o responsável máximo do Governo, quando é público que o fez com um Deputado do PS, o que levanta a suspeita da conivência do Primeiro-Ministro".
Num terceiro ponto, os sociais-democratas adiantam que "mesmo que não tenha havido qualquer articulação, tal configura uma situação igualmente grave, pois significa que um membro do Governo não avisa o chefe do executivo sobre situações extremamente graves que se passam no seu ministério".
O PSD atira ainda que a Assembleia da República terá sido "inebriada pelo Governo com informações, no âmbito deste processo, que não correspondem minimamente à realidade".
"Nestes termos, o Grupo Parlamentar do PSD vem requerer a V. Exa. a realização, com caráter de urgência, de uma reunião extraordinária da Conferência de Líderes", rematam.
Conferência de líderes reúne-se na quarta-feira
A conferência de líderes parlamentares vai reunir-se na quarta-feira às 11h30 exclusivamente para analisar o requerimento do PSD para que haja um debate sobre Tancos em Comissão Permanente da Assembleia da República, ao qual o PS se opõe.
11355193
O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, convocou hoje esta reunião extraordinária da conferência de líderes, incluindo como "ponto único" na agenda de trabalhos a "apreciação do requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PSD".