O PSD vai propor a criação de uma subcomissão parlamentar para a coesão territorial para que o Parlamento contribua para a adoção de políticas «globais» e «integradas» nesta matéria, adiantou o líder parlamentar social-democrata.
Corpo do artigo
No Parlamento, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro anunciou a proposta de criação de uma sub-comissão para Assuntos de Coesão Territorial para funcionar junto da comissão parlamentar de poder local e administração do território.
«A nossa ideia é que do Parlamento possam partir também sugestões, medidas, recomendações que possam ajudar a equipa interministerial a tornar mais eficiente a gestão dos recursos e serviços públicos distribuídos pelo território, de forma a que não possa continuar a assistir-se ao desaparecimento de dinâmicas económicas e sociais que também fazem desaparecer populações e desertificar regiões do Interior», referiu.
«Portanto não nos limitaremos apenas a fazer uma avaliação ao desempenho do Governo, mas também não deixaremos de apresentar as nossas sugestões», defendeu Luís Montenegro.
Nos últimos dez anos, quase 200 municípios perderam população, alguns deles uma perda superior a dez por cento.