A PSP lembra que existe um bom entendimento com as centrais sindicais.
Corpo do artigo
O diretor nacional da PSP manifestou-se esta quinta-feira confiante que "vai correr tudo bem" nas celebrações do Dia do Trabalhador, nomeadamente no cumprimento das indicações das autoridades de saúde quanto ao distanciamento social devido à pandemia de Covid-19.
"A articulação [com as centrais sindicais] já começou e não tenho dúvidas de que vai correr tudo bem e de que irão cumprir todas as indicações das autoridades de saúde", afirmou Magina da Silva, em declarações aos jornalistas, no Porto, onde acompanhou uma ação de fiscalização a condutores no âmbito das restrições de circulação durante o estado de emergência no país.
O diretor da PSP explicou que aquela força de segurança já teve uma "reunião em Lisboa" para preparar as celebrações do 1.º de Maio e que se vão realizar outras pelo país fora, nos locais onde está previsto que ocorram as comemorações.
12106162
"A PSP tem um longo historial de bom entendimento com as centrais sindicais e não me parece que vá haver qualquer problema na articulação", observou.
De acordo com Magina da Silva, "os eventos de 1 de Maio terão de seguir as indicações da Direção-Geral da Saúde relativamente ao distanciamento social".
"Não me compete a mim definir essas regras, mas garantir que vão ser compridas em articulação com as centrais sindicais e penso que não vai haver problema nenhum".
A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, vai fazer a intervenção do 1.º de Maio na Alameda Afonso Henriques, em Lisboa, como é habitual, mas sem a participação de milhares de trabalhadores e com o distanciamento de segurança.
A líder da CGTP reconheceu que as ações de massa estão afastadas neste 1.º de Maio devido à necessidade de afastamento social para travar a propagação da Covid-19, mas considerou que a atual situação laboral exige que as violações sejam denunciadas na rua.
Em entrevista à agência Lusa, a sindicalista disse ainda que estará presente nas comemorações do 25 de Abril, no sábado, na Assembleia da República.