Quando as crianças fazem chichi na cama. Saiba os sinais a que deve estar atento
Esta terça-feira assinala-se o Dia Mundial da Enurese, também conhecido como o Dia Mundial do Chichi na Cama.
Corpo do artigo
Cerca de 10% das crianças, entre os 5 e os 7 anos, continuam a não conseguir controlar a urina durante a noite e o problema pode persistir até à adolescência ou idade adulta. A presidente da Sociedade de Pediatria e Neurodesenvolvimento, Guiomar Oliveira, deixa alguns sinais a que é necessário estar atento, porque a enurese pode esconder outras patologias.
"Uma coisa é a enurese primeira, que é a daquela criança que nunca controlou o esfíncter vesical - e essa é aquela que menos preocupa. Quando a criança já controlou por mais mais de três a seis meses o esfíncter vesical, já ia à casa de banho e não molhava a cuequinha e depois passou a fazê-lo, isso chama-se uma enurese secundária", distingue Guiomar Oliveira.
TSF\audio\2021\05\noticias\25\guiomar_oliveira
A presidente da Sociedade de Pediatria e Neurodesenvolvimento alerta que não se pode considerar sempre, à partida, que a enurese secundária seja uma forma de resposta a um estado de ansiedade.
"A enurese secundária tem várias causas que são importantes de diagnosticar precocemente. Uma delas é a diabetes, outra a infeção urinária. Há mais, mas estas serão as mais importantes", alerta.