Quartel Eletrão: mais de duas mil toneladas de equipamentos recolhidos para reciclagem
O equipamento recolhido é convertido em valor monetário e inclui a atribuição de um carro de combate a incêndios para a corporação que mais equipamentos e material recolheu. Este ano vencedor foi a Associação de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.
Corpo do artigo
Foram recolhidas mais de duas mil toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos eletrónicos usados, na 8.ª edição da campanha “Quartel Eletrão” que contou com a participação de 201 associações de bombeiros de todo o país.
“Conseguiram recolher mais de 2300 toneladas de diferentes equipamentos elétricos, desde televisões a frigoríficos, mas também lâmpadas e pilhas. Este resultado foi muito positivo e reforça o papel dos bombeiros junto da comunidade e uma atividade cada mais centrada na preocupação ambiental", disse o diretor-geral do Eletrão, Ricardo Furtado.
"Esta campanha resulta do esforço destas associações de bombeiros e no envolvimento da comunidade na recolha destes resíduos, que depois são encaminhados para o Eletrão para reciclagem”, acrescentou.
Ricardo Furtado explicou ainda que o equipamento recolhido é convertido em valor monetário, num total de 270 mil euros e inclui a atribuição de um carro de combate a incêndios para a corporação que mais equipamentos e material recolheu.
“Todos os participantes recebem um apoio financeiro por cada tonelada de resíduos que recolhem, depois temos também prémios para distinguir quem se destacou na recolha, depois há um prémio para a associação que recolheu ais pilhas e depois há o primeiro prémio para a associação que recolheu mais equipamentos elétricos que é um carro de combate a incêndios. Este ano o grande vencedor é a associação de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz."
Esta sexta-feira realiza-se a cerimónia de entrega dos prémios da campanha “Quartel Eletrão”.
Desde 2011 esta iniciativa já permitiu a recolha de mais de 11 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.