À TSF, o presidente do Banco Farmacêutico adianta que todos os anos são recolhidos cerca de cinco mil medicamentos.
Corpo do artigo
Quase 200 farmácias de todo o país vão fazer este sábado uma recolha de medicamentos e produtos de saúde para auxiliar instituições de solidariedade social (IPSS), no âmbito de uma iniciativa do Banco Farmacêutico (BF).
A Jornada de Recolha de Medicamentos (JRM) vai decorrer entre as 09h00 e as 19h00.
Em declarações à TSF, o presidente do BF disse que deverão ser beneficiadas cerca de 60 IPSS, referindo que em cada uma das cerca de 180 farmácias aderentes haverá uma lista de medicamentos e produtos de saúde adequada a cada instituição.
"É uma iniciativa que decorre em cerca de quase 200 farmácias de todo o país. São farmácias que aderiram à iniciativa e nessas farmácias, os utentes são convidados a doar medicamentos para uma instituição em concreto", explicou Luís Mendonça.
"Nós apoiamos mais de 60 instituições de solidariedade social, que depois têm os seus utentes a quem distribuem depois os medicamentos conforme as necessidades", acrescentou.
A JRM já vai na 15.ª edição e ocorre uma vez por ano em todo o território nacional. Luís Mendonça adiantou que “todos os anos" são recolhidos durante a campanha "por volta de cinco mil medicamentos".
Os medicamentos são entregues "durante a próxima semana" às instituições.
O Banco Farmacêutico nasceu em Milão (Itália), de uma colaboração entre a Companhia das Obras e a Associação Lombarda dos Proprietários de Farmácia.

