Quase 200 mil embalagens só este ano: vendas de medicamentos para obesidade disparam em Portugal
O Wegovi e o Mounjaro representam quase 80% das vendas de todos os medicamentos com indicação para a obesidade
Corpo do artigo
As vendas dos medicamentos para a obesidade dispararam em Portugal. Os dados avançados pela presidente da Associação Nacional de Farmácias indicam que, só este ano, foram vendidas quase 200 mil embalagens.
O Wegovi, à venda desde abril deste ano, é o medicamento mais recente para o tratamento da obesidade e o Mounjaro é o mais vendido em Portugal. Em declarações à TSF, Ema Paulino adianta que aqueles dois fármacos representam quase 80% das vendas de todos os medicamentos com indicação para a obesidade.
A presidente da Associação Nacional de Farmácias aponta diferenças na constituição dos dois medicamentos, explicando que possuem "substâncias ativas ligeiramente distintas", mas "o mesmo mecanismo de ação", responsável por "produzir uma sensação de saciedade e de reforço da ação da insulina no organismo".
Apesar de estes medicamentos serem recentes em Portugal, têm uma substância ativa que já era vendida para o tratamento da diabetes. Ainda assim, contrariamente ao tratamento da diabetes, o da obesidade ainda não é comparticipado. Ema Paulino não exclui, no entanto, essa possibilidade para o futuro, acrescentando que tem "havido debates em relação ao tratamento da obesidade enquanto doença".
Até ao momento, o medicamento administrado através de injeção tem um custo de 245 euros e, para já, o custo fica ao encargo total do paciente.
