
Portal da juventude
Quase 200 mil jovens beneficiaram no ano passado, do programa do governo para facilitar a entrada no mercado de trabalho e reduzir o desemprego entre os mais novos. Ouvido pela TSF, o secretário de estado do emprego, Octávio Oliveira, faz um balanço positivo do programa Garantia jovem.
Octávio Oliveira salienta que graças ao programa, está a cair o número de jovens NEET, ou seja, sem emprego, sem frequentar a escola ou sem formação profissional.
O programa Garantia Jovem tem três objetivos: aumentar as qualificações dos jovens; facilitar a transição para o mercado de trabalho; reduzir o desemprego jovem.
Pelos dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional, quase 32 mil jovens conseguiram colocação no mercado de trabalho. 55 mil frequentaram estágios de emprego e outros 50 mil fizeram um curso de aprendizagem ou formação profissional.
Um ano depois da entrada em vigor deste programa, a TSF falou com uma bióloga que passou de desempregada a empresária.
Ana Barros , licenciada em Biologia, deu aulas e depois ficou desempregada. No ano passado decidiu candidatar-se ao Programa Garantia Jovem. Procurava ajuda para criar a sua própria empresa. Avançou com algum dinheiro e o resto do financiamento chegou através deste programa criado pelo governo para reduzir o desemprego jovem.
Assim nasceu a Inoveduc, uma empresa que presta serviços de apoio à educação de crianças e jovens entre os seis e os 17 anos.
Ana Barros diz que o negócio está bem encaminhado apesar das dificuldades iniciais. A empresária de 29 anos defende um programa mais ágil. Feita esta critica Ana Barros admite que sem o Garantia Jovem o mais provável é que estivesse ainda desempregada