
Ji-Elle/Wikimedia Commons
A ASAE fiscalizou mais de uma centena de operadores de áreas de serviço durante o mês de julho. A higiene alimentar ou o anúncio de preços são alguns dos motivos na base dos processos instaurados.
Corpo do artigo
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) abriu quatro processos de contraordenação em áreas de serviço, na sequência de uma fiscalização aos espaços nas autoestradas portuguesas.
Segundo um comunicado da ASAE, divulgado esta quarta-feira, a fiscalização ocorreu nas últimas semanas de julho e foram investigados 112 operadores económicos de todo o país.
A investigação foi feita aos postos de abastecimento de combustível mas também às áreas comerciais adjuntas (restauração e bebidas).
A ASAE verificou o controlo metrológico dos instrumentos de medição nos postos de abastecimentos e verificou os requisitos legais obrigatórios relativos aos estabelecimentos de venda de produtos alimentares e não alimentares.
Nos quatro processos destacaram-se como infrações, segundo o comunicado, "o incumprimento de requisitos gerais e específicos de higiene relativos aos géneros alimentícios, o desrespeito pelas regras de anúncio de venda com redução de preços e a violação dos deveres gerais da entidade exploradora do estabelecimento de restauração e bebidas".