Quatro concelhos do distrito do Porto já solicitaram cerca sanitária. Pedidos recusados
Em Ovar, a Administração Regional de Saúde do Centro optou, há vários dias, por esta solução.
Corpo do artigo
A Câmara do Porto não aceita o cerco sanitário nem o pediu, mas há quatro concelhos nos arredores da Invicta que têm pedido. Gondomar é um deles e já pediu por duas vezes cerco sanitário, sem efeito. A Administração Regional de Saúde do Norte tem recusado.
12005567
Também Valongo, Vila Nova de Gaia e Maia pediram sem sucesso. Até aqui, a resposta da autoridade de saúde é que a cerca sanitária não se justificava, enquanto mais a sul, em Ovar, a Administração Regional de Saúde do Centro optou, há vários dias, por esta solução. Ainda assim, o cordão sanitário tem levantado críticas e têm existido vozes a apontar a falta de eficácia, como foi o caso do autarca de Santa Maria da Feira.
São 1135 as pessoas infetadas nos quatro concelhos. Vila Nova de Gaia, Maia, Valongo e Gondomar estão entre os concelhos com mais casos de Covid-19. Por comparação, todos têm mais casos do que Ovar, à exceção de Valongo, e todos eles estão entre os seis concelhos com mais infetados. Nesta lista de seis apenas entra Lisboa e, claro, o Porto, que é o concelho com mais casos.
12005249
12003594
TSF\audio\2020\03\noticias\30\antonio_pinto_rodrigues_cerca_sanitaria_16h