O ferido grave é uma jovem de 22 anos, aluna de uma escola de pilotos sediada no aeródromo de Ponte de Sor. O helicóptero seguia a baixa altitude quando se despenhou. Desconhecem-se as causas do acidente.
Corpo do artigo
Um helicóptero despenhou-se esta sexta-feira perto do aeródromo de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, causando um ferido grave, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.
A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre indicou que o alerta foi dado às 11:39 e que o ferido é uma mulher, de 22 anos, de nacionalidade angolana.
A jovem, que sofreu ferimentos graves, foi transportada para o Hospital de Abrantes, de acordo com a mesma fonte.
Contactado pela Lusa, o diretor do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), Álvaro Neves, disse tratar-se de "uma aluna da escola de pilotos" sediada no Aeródromo de Ponte de Sor.
"O acidente aconteceu a cerca de dois quilómetros do aeródromo de Ponte de Sor", envolvendo "a queda de um helicóptero ligeiro de instrução" da escola de aviação existente naquela infraestrutura, disse.
O GPIAA já "tem a caminho de Ponte de Sor uma equipa de investigadores para fazer a recolha de indícios e de dados", com o objetivo "de apurar as causas do acidente".
"Para já, ainda é cedo para indicar o que terá provocado o acidente", limitou-se a acrescentar Álvaro Neves.
Fonte do Comando Territorial de Portalegre da GNR revelou também à Lusa que o helicóptero, que seguia "a baixa altitude", se despenhou numa zona de "campo aberto, próximo da Estrada Nacional 2, a cerca de dois quilómetros do aeródromo, no sentido de Montargil".
As operações de socorro mobilizaram sete operacionais e dois veículos dos bombeiros locais, elementos da GNR e uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV).