Queda de helicóptero no Douro. Luís Montenegro anuncia dia de luto nacional para este sábado
O primeiro-ministro expressou condolências às famílias das vítimas
Corpo do artigo
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, expressou condolências às famílias das vítimas e anunciou um dia de luto nacional para este sábado.
"Tenho estado em contacto permanente com o Presidente da República, que, de resto, esteve aqui comigo esta tarde, e em consonância com a proposta do Governo, o senhor Presidente da República anuiu a que fosse decretado dia de luto nacional para amanhã em homenagem à dedicação, ao brio e à entrega destes homens", anunciou Luís Montenegro no local do acidente.
O primeiro-ministro também demonstrou "solidariedade" à GNR e agradeceu a todas as autoridades que estão na operação de resgate.
"Hoje é um dia muito, muito triste para Portugal. É com profundo pesar, consternação e solidariedade que expressamos condolências às famílias dos familiares que padeceram neste acidente", disse o primeiro-ministro no local do acidente.
O primeiro-ministro afirma que os militares morreram e defesa do interesse público: "Estes militares estavam em funções numa operação a propósito de um incêndio que estava a lavrar em Baião e foi no exercício da missão de salvamento do interesse público, do salvamento do nosso património, que acabaram por ser vítimas deste acidente."
Questionado sobre a necessidade de se juntar às operações, chegando mesmo a estar numa lancha, Luís Montenegro considera que é sua "obrigação estar ao lado dos que arriscam a sua vida nestas operações".
"Eu creio que a presença do primeiro-ministro não foi motivo de nenhuma perturbação nas operações de busca. Fazer disso crítica ou caso eu acho que é desrespeito pelas instituições", afirma.
Um helicóptero de combate a incêndios caiu, esta sexta-feira, no Douro, na zona do Peso da Régua, apurou a TSF junto de fonte da Liga dos Bombeiros. O piloto foi resgatado com ferimentos ligeiros por uma embarcação que passava pelo local. A aeronave já foi localizada e dois corpos foram encontrados, mas ainda não foram retirados da água, disse à TSF fonte da GNR. Outros dois corpos foram encontrados pelas autoridades mais tarde, confirmou fonte da Proteção Civil à TSF. Um militar da GNR continua desaparecido.
Governo decreta luto nacional no sábado pelas vítimas da queda do helicóptero no Douro
Depois do anúncio de Luís Montenegro, o Governo decretou um dia de luto nacional para sábado, em homenagem aos militares da GNR que morreram no acidente com um helicóptero de combate a incêndios que amarou no rio Douro, em Lamego.
"Em consonância com Sua Excelência o Presidente da República, o Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira, 30 de agosto, por deliberação escrita, através da rede informática do Governo, o Decreto que declara Dia de Luto Nacional a 31 de agosto, sábado", pode ler-se num comunicado do Conselho de Ministros.
Na nota de imprensa, o Governo lembrou o "trágico acidente" que "provocou a perda irreparável de vidas humanas, militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), pertencentes à Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR".
"Perante o ocorrido, o Governo decide decretar um dia de luto nacional, como forma de pesar e de solidariedade de toda a população nacional, homenageando os militares da GNR que prestavam serviço público ao País quando foram vítimas deste trágico acidente", acrescentou.