Queda de neve: Proteção Civil avisa para isolamento de aldeias e lugares no Norte do país

Arquivo
A neve prevista para o final da semana pode impossibilitar "deslocações de transportes escolares, eventualmente da população a consultas hospitalares ou situações de emergência médica em que as viaturas ditas normais não conseguem evoluir até essas localidades"
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta que a queda de neve prevista para o final da semana pode deixar várias aldeias e lugares do Norte do país isolados.
"Aquilo que se refere às aldeias e os lugares que são tradicionalmente aquelas que têm histórico referente a situações de nevão, com a consequência daquilo que é a situação meteorológica, acabam por ficar isoladas, impossibilitando as deslocações de transportes escolares, eventualmente da população a consultas hospitalares ou situações de emergência médica em que as viaturas ditas normais não conseguem evoluir até essas localidades", avisa Telmo Ferreira, oficial de operações da ANEPC, em declarações à TSF.
Sem conseguir precisar que localidades serão mais afetadas, Telmo Ferreira afirma que estarão a norte do distrito de Viseu.
"Será a zona mais a norte do país, do distrito de Viseu para cima. Não consigo enumerar individualmente, mas estaria por aí na zona mais a norte do país", refere.
Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o IPMA.
O aviso vermelho (o mais grave numa escala de três), que se prolonga pelo menos até às 09h00 de sábado, deve-se à possibilidade de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 centímetros acima dos 800 metros e possível formação de gelo.
O instituto adverte para eventuais perturbações graves na circulação e afetação de alguns abastecimentos locais.
Estes são alguns dos efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental, que vão começar a fazer-se sentir a partir da tarde desta quinta-feira, tendo o IPMA emitido vários avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima.
Ainda por causa da neve, estão sob aviso laranja (o segundo mais grave) Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Guarda e Bragança, alguns já a partir das 21h00.
