Quedas de árvores e estruturas: em menos de 24 horas, Proteção Civil regista 746 ocorrências
Em declarações à TSF, o comandante da Proteção Civil José Rodrigues adianta que esta autoridade está a "monitorizar com mais preocupação" as questões relacionadas com as "bacias do Douro, Vouga e Mondego"
Corpo do artigo
A Proteção Civil registou, entre as 15h00 de domingo e as 11h30 desta segunda-feira, 746 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, consequência da depressão Hermínia, que afeta o continente.
A informação foi avançada à TSF pelo comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil José Rodrigues, que acrescenta que no terreno já estiveram "2653 operacionais, com o apoio de 1098 meios terrestres".
"O grande número de tipologia de ocorrência trata-se de queda de árvores, movimentos de massas e quedas de estruturas. Existem também algumas limpezas de via", adianta.
José Rodrigues aponta que a Proteção Civil está a "monitorizar com mais preocupação" as questões relacionadas com as "bacias do Doutro, Vouga e Mondego".
A Proteção Civil também já tinha apelado à população para que evitasse "viagens desnecessárias" devido à intempérie. A região litoral norte tem sido a zona "mais afetada" pela depressão Hermínia.
"Aquilo que recomendamos às pessoas é que evitem deslocações desnecessárias, uma vez que é esperado que encontrem um piso rodoviário muito escorregadio, algumas inundações urbanas, que vão criar lençóis de água e, por isso, perigos para a condução", sublinhou o comandante Paulo Santos, em declarações à TSF.
Todos os distritos do continente estão esta segunda e terça-feira sob avisos por causa da chuva e vento forte, oito dos quais a vermelho por causa da agitação marítima, devido aos efeitos da depressão Herminia, segundo o IPMA.
Os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho, o mais grave, a partir das 12h00 desta segunda-feira e até às 09h00 de terça-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a oito metros de altura, podendo atingir 14 metros. Estes distritos estão até às 12h00 desta segunda-feira com aviso laranja, passando depois a vermelho até às 09h00 de terça-feira e novamente a laranja entre as 09h00 e as 21h00 de terça-feira.
