Quem foi Vieira Monteiro, o presidente do Santander Portugal vítima do novo coronavírus?
Vieira Monteiro morreu esta quarta-feira por estar infetado com o novo coronavírus.
Corpo do artigo
Era presidente do conselho de administração do Santander desde 2019 e foi presidente executivo entre 2012 e 2018. António Vieira Monteiro estava prestes a completar 74 anos, no próximo dia 21 de março. É a segunda vítima mortal em Portugal da Covid-19, apurou a TSF.
Vieira Monteiro liderou os destinos do Santander em Portugal durante o período da troika, tendo saído do cargo em 2018, ficando a posição de CEO entregue a Pedro Castro e Almeida.
António Vieira Monteiro conseguiu a licenciatura de Direito na Faculdade de Lisboa em 1969. Construiu uma longa carreira na banca, foi vice-presidente do banco público, da Caixa Geral de Depósitos entre 1993 e 2000, ingressando depois no Santander Totta.
Antes também já tinha passado pelo pelo antigo BES, o Crédito Predial e o Banco Português do Atlântico. Foram mais de 50 anos a trabalhar nos principais bancos portugueses, e onde apenas não colaborou com o BPI e o Millennium BCP.
Mas foi no banco espanhol que António Vieira Monteiro, em 2012, foi nomeado para presidente da comissão executiva do Santander Totta, sucedendo a Nuno Amado, que passou a liderar o BCP.
Na data deixou de ser administrador do banco, com os pelouros do risco, das universidades, recuperações, desinvestimentos e também do Banco Totta Angola para assumir a liderança executiva do Santander. Foi considerado um passo de "continuidade do mandato" de Nuno Amado.
Quando deixou a liderança executiva do Santander Totta, Vieira Monteiro sublinhou que tinha preparado a instituição bancária para continuar a enfrentar o futuro.
António Vieira Monteiro tem ainda no currículo, como líder do banco espanhol em Portugal, a compra de dois bancos: primeiro o Banif por 150 milhões de euros, em dezembro de 2015 e, mais tarde, em 2017, o Banco Popular por um euro. Um negócio que surgiu depois de um ultimato de Bruxelas para travar a desvalorização bolsista do banco que já durava há vários dias.
Estas duas aquisições transformaram o Santander Totta num dos maiores bancos a operar no mercado português e espanhol. Em Portugal começou a fazer concorrência ao Millennium BCP.
António Vieira Monteiro foi infetado no Norte de Itália, onde se deslocou para umas férias na neve com a família, apurou a TSF. O presidente do conselho de administração do Santander veio de Itália sem sintomas da Covid-19, mas por precaução esteve de quarentena em casa, em Lisboa.
Depois de ter ficado doente, foi hospitalizado, tendo acabado por morrer esta quarta-feira no hospital Curry Cabral. Dois filhos de António Vieira Monteiro estão também infetados com o novo coronavírus.