Com um ano de atraso, Linha Saúde 24 passa a encaminhar os fumadores que querem deixar de fumar. Mas conselhos via telefone só serão dados em 2017.
Corpo do artigo
A Linha Saúde 24 tem desde a manhã desta sexta-feira um novo serviço para ajudar os fumadores a deixarem o tabaco.
A medida é uma das várias que arrancam em resultado da lei que prevê, entre outras mudanças, imagens chocantes nos maços de tabaco e que estes tenham um número de telefone com uma linha de apoio.
À TSF, o coordenador da Linha Saúde 24 explica que para já a meta é informar os utentes dos sítios no Serviço Nacional de Saúde onde se devem dirigir, nomeadamente às consultas nos centros de saúde.
Por agora a Linha Saúde 24 só vai fazer uma espécie de pré-triagem. Depois, em 2017, o objetivo é que, além de encaminhar, passe, também, a fazer aconselhamento a quem quer deixar de fumar.
Outro problema é que muitos centros de saúde ainda não têm consultas de cessação tabágica.
A meta do governo é que todos os agrupamentos de centros de saúde (ACES) tenham consultas de apoio intensivo à cessação tabágica até ao final de 2017.
O presidente da Confederação Portuguesa para a Prevenção do Tabagismo lamenta que nos últimos anos vários centros de saúde tenham perdido estas consultas, mas explica que é fácil aos utentes saberem se o centro onde está inscrito tem ou não essa hipótese.
Leia mais:
Alguém deixa de fumar por causa das imagens "chocantes"?
Imagens chocantes no tabaco. Autoridades de saúde também querem aumentar preço