Eurodeputados socialistas iniciam esta sexta-feira périplo pelo país, para visitar projetos financiados por fundos europeus. A primeira paragem é o Alentejo.
Corpo do artigo
A iniciativa é designada de "Roteiros da Europa". Maria Manuel Leitão Marques, eurodeputada do Partido Socialista, adianta à TSF que, ao longo dos próximos meses, os representantes do PS no Parlamento Europeu vão percorrer Portugal continental e as ilhas para conhecer obras que nasceram com a ajuda de dinheiro vindo de Bruxelas.
O percurso começa em Portalegre, com uma passagem por uma incubadora virada para a área da bioenergia, para "valorizar a inovação". Seguem-se visitas à Fortaleza de Juromenha, no município do Alandroal, Évora, para "valorizar a recuperação do património" e a uma unidade de cuidados continuados, no município da Vidigueira, Beja, para "chamar a atenção para as pessoas e para os momentos da vida que podem ser muito complicados".
TSF\audio\2023\05\noticias\12\maria_manuel_leitao_marques
"Queremos mostrar, em concreto, como a Europa contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas ou para valorizar os territórios. O objetivo é traduzir a Europa para as pessoas e falar com elas em maior proximidade", explica Maria Manuel Leitão Marques.
É com esta ideia em mente que os eurodeputados socialistas terminam o dia em Montemor com uma conversa aberta ao público sobre assuntos europeus, "não necessariamente apenas sobre fundos vindos de Bruxelas".
Depois do Alentejo, a próxima paragem deste roteiro é o Algarve, a 14 de julho.