No centro da cidade de Faro, o gás natural saiu para a atmosfera durante meia hora
Corpo do artigo
A fuga na conduta começou depois de funcionários da empresa de águas e saneamento da cidade de Faro (FAGAR) terem aberto uma vala no asfalto na rotunda junto ao liceu, ao cimo da Avenida 5 de Outubro. Queriam reparar a conduta de esgoto, mas romperam uma conduta de gás natural. O gás começou a sair para a atmosfera pouco antes das 15h00, num fluxo de grande intensidade e durante pelo menos meia hora, o que provocou o sobressalto dos moradores que ali vivem e dos próprios funcionários dos serviços municipais. O trânsito foi cortado e ao local acorreram bombeiros que andaram com fatos próprios, com máscaras de gás e garrafas de oxigénio.
O presidente da Câmara de Faro conta que "houve um abatimento na conduta de esgoto, a FAGAR foi lá para reparar e há um tubo de gás que não estava sinalizado", refere Rogério Bacalhau. O autarca relata que a máquina que se encontrava a fazer a reparação, tocou o tubo de gás o que provocou a rotura. " Já lá está a proteção civil, os bombeiros, já foi cortado o gás e estão a proceder à reparação", garante.
Depois deste incidente, o gás já não sai para a atmosfera mas agora é preciso reparar não uma, mas duas condutas: a de esgoto e a de gás.
No local estiveram serviços da Proteção Civil, bombeiros e PSP, apoiados por 5 viaturas de bombeiros. Por enquanto o trânsito continua cortado em grande parte de duas avenidas da cidade, a Avenida Dr. Júlio Almeida Carrapato e a Avenida 5 de Outubro.