Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo distinguida como enoturismo de referência mundial
O júri internacional analisou, em Verona (Itália), mais de 640 candidaturas aos prémios do concurso Best of Wine Tourism
Corpo do artigo
A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, em Covas do Douro, foi distinguida a nível global, na conferência anual dos Best Of Wine Tourism (BOWT) da rede Great Wine Capitals como uma das principais experiências de enoturismo do mundo.
O júri internacional analisou, em Verona (Itália), mais de 640 candidaturas aos prémios do concurso Best of Wine Tourism (BOWT), que têm como objetivo premiar os melhores projetos de enoturismo, "inspirando o setor a alcançar novos patamares de inovação e de excelência, e a proporcionar experiências diferenciadoras aos visitantes".
O concurso é promovido pela rede Great Wine Capitals, uma aliança internacional de cidades reconhecidas pelas suas regiões vinícolas, unidas para promover o enoturismo, o crescimento económico e a colaboração entre regiões.
O Porto é o lídimo representante de Portugal nesta aliança internacional de cidades reconhecidas pelas suas regiões vinícolas.
Para além da cidade Invicta, integram este rede: Adelaide (Austrália); Bordéus (França); Bilbao-Rioja (Espanha); Cape Town e Cape Winelands (África do Sul) ; Lausanne (Suíça); Mainz-Rheinhessen (Alemanha); Mendoza (Argentina); São Francisco-Napa Valley (EUA), Valparaíso-Vale de Casablanca (Chile);Verona (Itália) e, a mais recente adição, Hawke’s Bay (Nova Zelândia).
A distinção atribuída à Quinta de Nossa Senhora do Carmo reflete a excelência de um projeto de enorme valia e superior qualidade, que promove o Douro de um modo sublime.
Os sucessivos investimentos a vários níveis têm sido uma aposta consistente, sublinhada por Luísa Amorim, CEO da empresa:
«Desde que abrimos o nosso projeto de enoturismo no Douro, em 2005, a nossa missão foi contribuir para a riqueza histórica e patrimonial desta extraordinária região».
De acordo com a diretora da empresa, «volvidas quase duas décadas, continuamos a investir na criação de experiências sensoriais versáteis, imersivas e autênticas, que elevam esta região a um destino de referência mundial».
De registar a elevada participação nesta edição dos BOWT, em particular com candidaturas de projetos sediados na Região dos Vinhos Verdes, o que traduz o dinamismo deste território com enorme potencial,
Para a vereadora do pelouro do Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal do Porto, Catarina Santos Cunha, presente em Verona, «cada um dos vencedores contribui de forma notável para a consolidação da nossa identidade cultural e vínica, permitindo a criação de memórias inesquecíveis para quem nos visita», sublinhando que «estes prémios celebram, não só o compromisso com a qualidade, mas também a preservação e promoção do nosso riquíssimo património, que abrange as paisagens deslumbrantes do Douro e a frescura inconfundível dos Vinhos Verdes».
Vencedores
A região do Porto, Douro e Vinhos Verdes foi, ainda, distinguida nas diferentes categorias:
Alojamento – Casa do Rio
Arquitetura e Paisagem – Morgadio da Calçada
Arte e Cultura – Quanta Terra
Experiências Inovadoras em Enoturismo – Pipa Douro
Práticas Sustentáveis em Enoturismo – Quinta da Vineadouro
Experiências Gastronómicas – Quinta de Nápoles
Serviços de Enoturismo – Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
Menções honrosas
Em complemento aos prémios atrás referidos, várias experiências, que se destacaram, em particular pelo mérito, inovação e dedicação, justificaram a atribuição de várias menções honrosas:
Alojamento – Terra Rosa Country & Vineyards
Arquitetura e Paisagem – Quinta da Faísca
Arte e Cultura - Quinta do Vesúvio
Experiências Inovadoras em Enoturismo - Real Buggy Rides
Experiências gastronómicas - Restaurante Ferrugem
Serviços de Enoturismo - Quinta da Torre
Escolha do público
Depois da escolha do júri, também o público vai poder votar no que considera a melhor oferta de cada categoria. A votação para o ‘People’s Choice Award’ decorre entre os dias 4 e 14 de novembro, na página das Great Wine Capitals.
A aposta, determinada e empenhada, do município portuense nesta rede global, justifica o investimento relevante e estratégico no enoturismo.
«É um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável e inovador», sublinha Catarina Santos Cunha, «numa estratégia de "afirmação do Porto e das suas regiões vinícolas como destinos de referência no panorama internacional».
Durante o evento, que encerrou a Assembleia Anual da Great Wine Capitals, foram realizadas sessões de trabalho de avaliação dos projetos em curso e debate do plano de atividades para 2025.
Em paralelo, decorreu, também, uma prova internacional de vinhos, em que foram apresentados e promovidos os vinhos das regiões do Porto, Douro e dos Vinhos Verdes.
