Um radar que apanha tudo do ar. Sensores ambientais vão informar sobre poluição e ruído em Lisboa
A rede de sensores vai fornecer informação em tempo real sobre a poluição, o ruído ou o vento na cidade, e começará a funcionar já esta quarta-feira, durante a tarde.
Corpo do artigo
Começa esta quarta-feira a funcionar a nova rede de sensores ambientais da cidade de Lisboa. Trata-se de um projeto que disponibiliza ao público informação em tempo real sobre a poluição, o ruído ou o vento na cidade.
José Sá Fernandes, vereador do Ambiente, explica que esta é uma rede para suportar a decisão política mas não só. A colocação de 80 estações na cidade também servirá para fornecer informação aos cidadãos, para "saberem de todos os poluentes, como é que a cidade está, como está o ruído".
Ainda não foi completada a instalação dos 80 postos, encontrando-se 36 estações colocadas e 20 já calibradas, neste momento. "Hoje, a partir das 14h30, já podemos ver online o resultado dessa medição", assegura o vereador.
"Praticamente nenhuma cidade tem este sistema. Isto, no fundo, vem complementar às estações de grande dimensão que Lisboa tem." José Sá Fernandes acredita que esta ferramenta, já ambicionada há dez anos, vai possibilitar tomar decisões políticas nas áreas da saúde e do ambiente.
Os primeiros 20 sensores ambientais da rede começam a funcionar esta tarde, e a informação será disponibilizada na plataforma de dados abertos da Câmara Municipal de Lisboa. Pode consultar a plataforma, através de um registo livre, aqui, a partir das 14h30 desta quarta-feira.
TSF\audio\2021\03\noticias\31\jose_sa_fernandes