
@ Adelino Meireles/Global Imagens
Conheça o ranking das melhores e piores companhias aéreas. Easyjet e Ryanair são cada vez menos pontuais.
Corpo do artigo
Quem quiser voar numa companhia aérea com elevadas taxas de pontualidade, qualidade de serviço e rápida resposta a reclamações deve usar uma companhia aérea asiática como a Singapore Airlines, a Etihad ou a Qatar Airways.
Pelo menos é isso que se pode concluir do último ranking mundial que avaliou 87 companhias aéreas e que coloca as três anteriores no topo.
O estudo é feito pela AirHelp, uma empresa que apoia passageiros de todo o mundo a apresentar reclamações, e que coloca a TAP no 51º lugar e a açoriana SATA no 75º.
Bernardo Pinto, responsável pela AirHelp em Portugal e no Brasil, admite que os resultados das companhias portuguesas não são bons, mas é preciso sublinhar que têm melhorado e colocá-los em perspetiva pois estão a ser comparadas com empresas muito maiores e com muito mais recursos financeiros, nomeadamente as do Médio Oriente.
A TAP desceu ligeiramente neste último ranking mas melhorou a sua pontuação global (de 7 para 7,2 pontos numa escala de 0 a 10). A empresa portuguesa melhorou na pontualidade e piorou no tratamento de reclamações que é ainda mais fraco na SATA.
Quanto às low cost, que também têm grande parte do mercado de passageiros aéreos em Portugal, os resultados são negativos.
A Easyjet aparece no 73º lugar com uma nota muito baixa no tratamento de reclamações e descendo na pontualidade.
Na Ryanair a posição é ainda mais baixa, 83ª (num ranking com 87 companhias aéreas), apresentando a pontuação mais baixa no tratamento de reclamações (0,83 na escala de 0 a 10), apesar da pontualidade elevada e acima, por exemplo, da TAP, da SATA ou da Easyjet.
Bernardo Pinto sublinha, contudo, que nos últimos tempos as low cost têm tido voos cada vez mais atrasados o que as tem prejudicado no ranking.
No fundo desta lista surgem, como piores companhias aéreas avaliadas, a Bulgaria Air, a SmartWings (da República Checa) e a Tunisair (da Túnisia).