O troço liga Marco de Canaveses e Caíde. Esteve em obras durante quatro meses.
Corpo do artigo
A reabertura da linha permite retomar, a partir desta segunda-feira, a frequência de comboios anterior ao início das obras de eletrificação da Linha do Douro, entre as estações ferroviárias de Marco de Canaveses e Caíde, que foram iniciadas a 26 de novembro. A intervenção prolongou-se por cerca de quatro meses, mais um mês do que a previsão inicial.
Apesar de o troço de 14,4 quilómetros ter sido hoje reaberto à circulação, segundo a agência Lusa, durante cerca de dois meses o serviço será assegurado por composições a diesel, enquanto decorrer o processo de certificação da eletrificação do lanço entre Caíde e Marco.
O último transporte, às 00h10, continuará a ser feito por autocarro, devido aos trabalhos em período noturno ao longo do mês de abril.
O presidente da Comissão de Utentes da Linha do Douro, António Pereira, disse esta segunda-feira que os habituais passageiros do transporte ferroviário na Linha do Douro, até Marco de Canaveses, esperam agora "com entusiasmo" a chegada dos suburbanos elétricos do Porto àquela cidade do Baixo Tâmega.
A CP prevê que os comboios suburbanos entrem em funcionamento em junho naquele lanço da Linha do Douro.