Recebeu uma mensagem a pedir para devolver dinheiro? Não responda: é a burla mais recente com o MB Way
À TSF, Luís Pisco, jurista da Deco, explica em que consiste esta burla e deixa alguns conselhos a ter em conta para quando está perante situações deste género
Corpo do artigo
É a burla mais recente com o sistema MB Way: os utilizadores recebem uma mensagem a informar que caíram pouco mais de dois euros na sua conta e, pouco depois, recebem outra mensagem com um link falso para confirmar ou devolver esse valor.
Dada esta situação, a associação de defesa do consumidor já recebeu "dezenas de queixas", como adianta à TSF Luís Pisco, jurista da Deco. Com o objetivo de "enganar os consumidores", o mesmo responsável explica que, ao carregar em "links maliciosos", isso permite ao burlão ter "acesso total à conta bancária".
Quem é vítima desta burla deve apresentar queixa às autoridades, refere ainda Luís Pisco, reforçando outros conselhos a ter em conta para quando alguém se apercebe que está perante contactos estranhos.
Em caso de chamada telefónica, "nunca deve falar com o burlão logo que suspeite que se trata de uma burla, uma vez que inclusivamente a sua voz pode ser utilizada mais tarde para enganar outras pessoas". Em caso de SMS, "nunca deve carregar em links da mensagem, nunca deve acreditar que lhe vá ser dado um valor monetário, nem acreditar que se trata de uma entidade idónea. Deve, sim, apagar e denunciar essa mensagem".