"Reconquistar Portugal", "remigração ou Inquisição". Mesquitas em Lisboa vandalizadas, comunidade islâmica fala em "ignorância"
Já foi apresentada queixa na PSP
Corpo do artigo
Três mesquitas — a de Lisboa, a da Amadora e a de Odivelas — foram vandalizadas na semana passada, avança o site Sete Margens. Especifica que aí foram colocados cartazes com mensagens xenófobas e racistas: “remigração ou inquisição” e "Reconquistar Portugal". Já foi apresentada queixa à PSP.
Citado pela mesma publicação, um responsável de uma comunidade islâmica — que não quis ser identificado — troça com a situação. “É um cartaz que nem sequer se dirige a nós, que manifesta ignorância: nós não somos imigrantes e não temos nada a ver com a Inquisição, que era destinada sobretudo a judeus…”
O episódio terá ocorrido entre a noite de segunda-feira da última semana, dia 29 de setembro, e a madrugada de terça-feira, dia 30.
Confirmando o sucedido, o imã Abdul Azim, da Amadora, explica: “Só conseguimos ver na câmara de vigilância que se trata de um indivíduo, todo vestido de preto."
E lamenta: “Sabemos que existe esta discriminação em relação à religião. Hoje é um cartaz, amanhã sabe-se lá o que virá…”
