A Just a Change reconstruiu mais de 200 casas com a ajuda de voluntários e da consignação anual das verbas do IRS.
Corpo do artigo
Nos últimos 11 anos, famílias com algumas dificuldades receberam uma ajuda voluntária que permitiu tornar casas sem condições para viver, em lares confortáveis.
O trabalho foi intermediado pela Just a Change, uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha em rede com um conjunto de instituições locais.
Essas instituições identificam casas que precisam de ser melhoradas, e a partir, é posto em marcha um processo que junta vontades e disponibilidades.
TSF\audio\2021\04\noticias\16\x_antonio_bello_just_a_change
Vontades das empresas e instituições locais, e disponibilidades de voluntários, que depois, farão os trabalhos, alguns muito profundos.
António Bello, o presidente da Just a Change, disse na Tarde TSF, que nalguns casos, é necessário retirar as famílias das casas, para permitir a realização dos trabalhos, e nessas situações, são as instituições locais que voltam a entrar em campo, para arranjar soluções.
Mas António Bello explicou que sempre que possível, a obra é realizada sem retirar a família da respetiva casa.
Parte do financiamento da Just a Change, resulta da consignação das verbas do IRS, atribuída todos os anos pelos contribuintes, no momento da entrega da declaração de rendimentos.
De 2019 para 2020, a receita que chegou a esta instituição, por esta via, duplicou de 20 mil para 40 mil euros.