Esta noite os finalistas de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto vão servir um jantar a mais de cem pessoas, que consiste na recriação da última refeição a bordo do Titanic. O ambiente e a decoração prometem levar os convidados numa viagem até à noite de 1912.
Corpo do artigo
Esta iniciativa tem uma componente solidária, as verbas vão ser doadas à Obra ABC, em Gondomar.
Os alunos vão servir cerca de 110 pessoas, que à semelhança do que aconteceu no maior, e mais luxuoso, transatlântico do inicio do séc. XX, estarão divididas entre a 1ª e a 3ª classe. Cátia Queirós, uma das finalistas de cozinha da Escola de Hotelaria do Porto, revela as ementas.
"Na 1ª classe temos um maior enfoque no menu; vamos ter um cocktail de receção com ostras, foie gras... com musica ambiente muito calma e clássica. A 3ª classe prima mais pela animação. Temos um menu com uma entrada; um prato de lombo de porco, fruta e pudim."
O jantar está marcado para as 8 da noite, mas tudo é preparado ao pormenor e com antecedência.
A professora Sara Viterbo, é responsável pelo módulo de organização de eventos." É uma fase em que os alunos estão preparados para mostrar o que aprenderam, antes de saírem para o mercado de trabalho".
Esta noite vão recriar, com todos os detalhes, o último jantar servido a bordo do Titanic. Ricardo Matos, um dos finalistas, aplaude a iniciativa. "É um jantar para muita gente, mas vamos dar conta do recado".
As tarefas são muitas, Rúben Santos, está a espremer laranjas."É para preparar um magret de pato. Estamos tranquilos."
As reservas esgotaram, o dinheiro conseguido vai ser doado à Obra ABC, que acolhe crianças retiradas aos pais.
E porque tudo foi pensado ao pormenor, quando faltarem alguns minutos para a 1 da manhã, vai soar o alarme. Hora a que o Titanic colidiu com um icebergue, tendo mais tarde acabado por afundar-se com mais de 1500 pessoas a bordo.
O jantar Titanic está marcado para as 8h da noite, no restaurante da Escola de Hotelaria do Porto. As vagas já estão esgotadas.