Refeições, banhos e cabazes: esperados dois mil sem-abrigo na Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz
Da higiene aos animais de estimação, os convidados vão encontrar uma série de apoios, para celebrarem a quadra natalícia em condições mais dignas
Corpo do artigo
A 36.ª Festa de Natal para as pessoas em situação de sem-abrigo, da Comunidade Vida e Paz (CVP) começou esta sexta-feira a 36.ª Festa de Natal. Há almoço, jantar e ceia no menu, e são esperados mais de dois mil convidados na Cantina Velha da Cidade Universitária, em Lisboa.
Durante três dias, este espaço, normalmente reservado para os estudantes, fica transformado numa autêntica cidade. Os convidados, todos em situação de sem-abrigo, podem aqui tomar um banho de água quente e receber roupa nova ou até um corte de cabelo, com direito, no final, a levar um pequeno cabaz com produtos básicos de higiene. Há ainda eucaristias, para os crentes, uma sala de estar e um espaço dedicado a acomodar animais de estimação, que fazem companhia a muitas destas pessoas. A Festa de Natal dá ainda a oportunidade de receber cuidados de saúde no local ou de pedir acompanhamento aos Narcóticos Anónimos, ou aos Alcoólicos Anónimos, no combate às dependências.
A edição de 2023 contou com mais de 1700 convidados e este ano esperam-se mais. À TSF, a diretora-geral da CVP admite que são esperadas mais de 2000 pessoas, ao longo dos três dias. Todo o trabalho, acrescenta Renata Alves, conta com a ajuda de cerca de 500 voluntários da comunidade.
O almoço é servido ao som de música ao vivo, por volta das 12h30, o jantar às 19h30 e, no final, quem lá for pode ainda levar consigo uma pequena ceia. A festa dura três dias, entre sexta-feira e domingo, e as portas da Cantina Velha ficam abertas entre as 10h00 e as 22h00, para acolher todos aqueles que, neste Natal, não têm um teto.
