Moldado pelos novos tempos, com uma cozinha de qualidade, sóbria e bem apresentada, um conhecido restaurante da Marinha Grande mantém o padrão de qualidade.
Corpo do artigo
Centro vidreiro de grande importância no passado, hoje, um dos motores, em termos nacionais, da indústria de moldes, a Marinha Grande nasceu com a revolução industrial.
O Museu do Vidro, no Palácio Stephens, mostra a história do vidro e a importância que desempenhou no crescimento da cidade, rodeada do vasto Pinhal do Rei, extensa mancha florestal, pintada de negro desde o trágico incêndio de outubro de 2017.
Na entrada norte da cidade, na Embra, junto à estrada e quase em frente a uma unidade hoteleira, o restaurante Nini vive uma nova fase que dá continuidade a uma história bem-sucedida, marcada pela qualidade.
O espaço é desafogado, estende-se por duas salas, a mais pequena com decoração baseada no desporto automóvel: cartazes de provas, fotos e até uma mini exposição de miniaturas de carros de ralis, modalidade com elevado número de apaixonados na região.
Sobriedade e bom gosto tornam o ambiente confortável, mesas em madeira, com individuais e guardanapos em papel. Baixela a condizer e copos em conformidade.
A ementa não apresenta, propriamente, especialidades ou pratos do dia, mas as propostas são variadas e apelativas.
No capítulo de entradas, moelas, alheira, morcela, cogumelo salteados com presunto, salada de polvo ou uma tábua de queijos fazem as honras da casa,
Meia dúzia de saladas, das simples às mais completas, alargam o leque de opções, quer de pratos de peixe, quer de carne, todos com a sugestão adicional da harmonização vínica ideal.
Uma das propostas - bife de atum à portuguesa, acompanhado com batata-doce, salada e uma fatia de presunto - revelou-se boa escolha. Pelo sabor e nível culinário.
Outras sugestões não menos aliciantes - filete de alabote, com batata salteada e vinagrete de alcaparras; lombo de salmão com molho asiático; risotto de camarão e lima; caril de gambas com arroz, banana e coentros - destacam-se entre propostas mais habituais.
A escolha de um prato de carne - magret de pato com molho de citrinos, arroz de frutos secos e salada - foi acertada, pela textura de sabores e apuro do molho.
Boa nota para as costeletas de borrego, com açorda e legumes salteados.
Espetada de porco preto, bacon e abacaxi; lombo dos Açores e bife da vazia, com manteiga de ervas ou queijo da serra ou ainda, terceira hipótese, molho de jeropiga são outros destaques deste capítulo.
Nas sobremesas, referência para panna cotta de frutos vermelhos; mousse de menta e bavaroise de café,
Boa carta de vinhos, com referências de produtores pouco habituais nos grandes circuitos comerciais.
Serviço simpático neste restaurante com uma cozinha contemporânea, trabalhada de modo cuidadoso e doses bem servidas.
Razões de sobra que mantêm o restaurante NINI como referência, Na Marinha Grande.
Localização: Marinha Grande
Telef.: 244 029 790