O pediatra Paulo Oom reconhece que há cada vez mais pais vegetarianos e vegans, mas alerta para os problemas que um regime vegan pode provocar na saúde das crianças.
Corpo do artigo
"Se me perguntar se o regime vegan é adequado a uma criança pequenina, que está a iniciar a introdução dos novos alimentos: não, não é adequado", assegura o pediatra Paulo Oom, que considera mais equilibrado um regime ovolactovegetariano.
O pediatra afirma que os regimes mais restritivos (como o vegan) são inadequados e que, nesses casos, as crianças têm de tomar suplementos alimentares como vitaminas e minerais para não terem défices que podem comprometer o seu crescimento e o seu desenvolvimento intelectual.
TSF\audio\2019\05\noticias\08\08_maio_2019_tsf_pais_e_filhos
Ainda assim, Paulo Oom admite que é possível uma criança pequena ter estes regimes alimentares alternativos. "Qualquer desses regimes alimentares pode ser mais ou menos aconselhado. Um regime ovolactovegetariano não levanta problemas de maior, a criança desenvolve-se naturalmente." Já quandos e trata de um regime vegan, as crianças têm de ser seguidas mais de perto.
Em qualquer dos casos, sublinha o pediatra, o importante é que exista acompanhamento e alguma flexibilidade dos pais e dos pediatras, para que tudo corra bem.