Regiões de Setúbal, Grande Lisboa e Alto Alentejo mais afetadas pela intempérie. Seis pessoas resalojadas
Quedas de árvores e inundações foram as ocorrências mais registadas pela Proteção Civil
Corpo do artigo
Seis pessoas tiveram de ser retiradas de casa por causa da chuva forte das últimas horas. Até às 07h00 desta quarta-feira, a Proteção Civil registou mais de 350 ocorrências, sobretudo na península de Setúbal, na região de Grande Lisboa e Alto Alentejo. Em declarações à TSF, o oficial da Proteção Civil Nacional José Costa descreve as principais ocorrências registadas.
"Foram registadas 351 ocorrências relacionadas com 57 quedas de árvores, 217 inundações, 50 limpezas de via, 14 quedas de estruturas e 12 movimentos de massa. As áreas mais afetadas foram a Península de Setúbal, com 120 ocorrências, depois a Grande Lisboa, com 54, o Alto Alentejo, com 35, o Alentejo Central, com 26, e o Alentejo Litoral, com 24 ocorrências. A Autoridade Nacional de Municípios de Proteção Civil não tem indicação do registo de feridos. No entanto, muitas destas ocorrências levaram à interdição de vias pelo corte de árvores ou pela derrocada de pedras e terras", explica à TSF José Costa.
A chuva e o deslizamento de terras levou ao realojamento de seis pessoas, todas no Alentejo. "Nós temos indicação de seis pessoas [realojadas], sendo uma no concelho de Sines, realojada pelo serviço municipal de Proteção Civil da Câmara de Sines. Depois, mais três pessoas em Montemor-o-Novo, também realojadas pelo serviço municipal de Proteção Civil da Câmara de Montemor, e duas pessoas em Arraiolos, realojadas em casa de familiares", acrescenta.
A partir das 12h00, todo o território do continente vai estar em aviso amarelo com a previsão de períodos de chuva forte e trovoada. O aviso é válido até às 21h00.
O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente céu muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e ocasionalmente acompanhados de trovoadas, no interior norte e centro durante a madrugada e na generalidade do território a partir da tarde.
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado, por vezes forte na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro a partir da tarde e nas terras altas, em especial do centro e sul e pequena descida de temperatura, em especial no norte e centro.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Bragança, Guarda e Viseu) e os 18 (em Faro, Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 16 (na Guarda) e os 25 (em Aveiro).