A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) vão avançar, no próximo ano, com uma ação conjunta de promoção em países terceiros.
Corpo do artigo
O investimento nesta iniciativa, exemplar, num setor com capacidade para atrair clientes e desenvolver o interior cada vez mais despovoado, é da ordem de 1,3 milhões de euros e surge no seguimento da gala que assinalou os 110 anos da publicação da Carta de Lei de 18 de setembro de 1908 de demarcação de ambas as regiões vitivinícolas.
A efeméride foi festejada, com pompa e circunstância, no portuense Palácio da Bolsa, onde marcou presença o Presidente da República, que recordou ter sido, há 110 anos «uma decisão difícil, uma vez que se pretendia apenas reforçar um só região demarcada».
Agora, ambas as regiões pretendem, em conjunto, aumentar a visibilidade e notoriedade internacional dos vinhos. Em primeira instância, dos produtos das duas históricas regiões e, em termos absolutos, dos vinhos portugueses.
A promoção é direcionada para seis mercados: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Brasil, Reino Unido e Dinamarca e, nesse sentido, está já delineada a estratégia para alcançar tais desideratos em 2019: o desenvolvimento de plataformas digitais educativas e a promoção de visitas a ambas as regiões para públicos-alvo de diferentes segmentos - sommeliers, importadores, imprensa estrangeira -, estão na primeira linha, a par de roadshows, provas comentadas, seminários e ativação das regiões na moderna distribuição dos países de destino.
«Esta ação permite uma intervenção coletiva com melhor relação custo-benefício junto de mercados considerados maduros e nos quais é importante fortalecer a presença das duas regiões», sublinharam Arlindo Cunha e Manuel Pinheiro, presidentes da CVRD e CVRVV, respetivamente.
A afirmação do vinho como produto da nossa cultura, desde que consumido com moderação, é um dado adquirido e tem permitido o desenvolvimento do enoturismo, reafirmando de algum modo a capacidade de organização de um setor em crescimento, muito em especial ao nível das exportações.