O diretor do festival deixou algumas recomendações musicais aos ouvintes da TSF.
Corpo do artigo
No primeiro dia da 27.ª edição do festival Super Bock Super Rock (SBSR), que regressa durante os próximos três dias à Herdade do Cabeço da Flauta, entre a lagoa de Albufeira e a praia do Meco, o diretor da promotora Música no Coração e do evento, Luís Montez, confessa que o regresso a casa "tem um sabor especial".
Em declarações à TSF, o diretor não esconde o entusiasmo por voltar ao local onde já foi "muito feliz", depois de no verão passado o risco elevado de incêndio ter ditado a transferência do festival para o Altice Arena, em Lisboa, e em 2020 e em 2021, a pandemia de Covid-19 ter vaticinado o seu adiamento.
"É o sítio onde já fomos muito felizes e tem um sabor especial por tudo aquilo que passamos o ano passado, voltar aqui a este espaço tão bonito que está tão bem arranjado, tão cuidado à espera de grandes concertos", confessa.
TSF\audio\2023\07\noticias\13\miguel_fernandes_sbsr_18h
Sobre a disposição do evento, que apesar de estar semelhante ao da última edição, - com estacionamento ao pé da praia, o parque de campismo depois da encosta e debaixo das árvores, e o espaço do festival localizado no vale - Luís Montez destaca algumas alterações feitas para acomodar os festivaleiros.
O estacionamento está muito maior - tem o triplo do espaço - todo organizado, com torres de iluminação para que se possa identificar à ida onde é que está o carro. Depois, o campismo tem muito mais bocas de incêndio, está todo limpinho, não há ali uma ervinha e então está muito seguro com aquela sombra maravilhosa. E depois, o espaço era um espaço agrícola que reciclamos para o festival", adianta.
Numa noite que conta com géneros musicais desde o punk rock dos Tara Perdida aos The Offspring e com a reunião dos LX-90, o diretor da Música no Coração deixa ainda algumas recomendações aos ouvintes da TSF.
"Para os ouvintes da TSF o Franz Ferdinand é sempre aconselhável e o Black Country, New Road e, claro, eu vou lá estar, à meia-noite, no Father John Misty e a Róisín Murphy também aconselho vivamente a não perderem".
A mobilidade foi um dos "principais focos" assumidos pelo SBSR, que tem como objetivo "incentivar a redução o uso do transporte privado", pelo que Luíz Montez destaca os serviços gratuitos disponibilizados, que contam com "autocarros às 10h00 e às 19h00 a andar para trás e para a frente a transportar gratuitamente os festivaleiros". "É só mostrar a pulseira e siga", acrescentou.
O diretor sublinha que esta "é a maneira mais económica, mais rápida e mais amiga do ambiente" de as pessoas se deslocarem até ao festival.
"Comboio até Coina, autocarros até à porta e depois, no regresso, temos um comboio especial a partir das 03h30, se não às 05h00, outra vez, há comboios e, portanto, estamos muito bem servidos de transportes e a partir de agora é porem-se a caminho e virem desfrutar com os amigos boa música aqui no Meco", rematou.
The Legendary Tigerman estreiam o palco principal no primeiro dia do festival. A noite no palco Super Bock termina ao som do DJ SET de James Murphy.
Com capacidade para 20 mil pessoas, ainda há bilhetes disponíveis para o festival no Meco.