Reportagem TSF. Série "Violeta" nomeada para o Prémio Gabo, o mais importante do jornalismo ibero-americano
A série da autoria do jornalista Filipe Santa-Bárbara, com banda sonora original de Margarida Adão, é um dos dez trabalhos nomeados para o Prémio Gabo, o mais importante galardão do jornalismo ibero-americano. É o único trabalho português nomeado e escolhido entre 275 reportagens
Corpo do artigo
A Fundação Gabo anunciou esta manhã os cinquenta trabalhos nomeados para a edição deste ano do Prémio Gabo, o mais importante prémio de jornalismo ibero-americano e entre eles está um único trabalho de Portugal: a série de reportagem TSF "Violeta", da autoria de Filipe Santa-Bárbara e com banda sonora original de Margarida Adão.
OUÇA AQUI OS SETE EPISÓDIOS DA REPORTAGEM TSF "VIOLETA"
O trabalho, que concorre na categoria áudio, foi selecionado entre 275 reportagens dos vários países da América Latina e da Península Ibérica.
Na notícia de divulgação, a Fundação fundada pelo nobel Gabriel García Márquez refere que "estes trabalhos representam o melhor do jornalismo contemporâneo, destacando matérias que abordam questões cruciais no contexto ibero-americano, como migrações, segurança dos cidadãos e desafios globais como as mudanças climáticas e a desinformação".
"Esta seleção de nomeados resulta de um processo em que os 2170 trabalhos enviados nas cinco categorias do concurso – Áudio, Cobertura, Fotografia, Imagem e Texto – foram avaliados por um júri independente composto por 77 jornalistas, fotógrafos e escritores de renome internacional, vindo de todos os cantos dos países ibero-americanos", lê-se na nota.
"Violeta" é uma investigação que cruza dois países e que conta a história de uma mulher trans romena que procura Portugal para fugir da violência, mas encontra um sistema que não a consegue ajudar. O trabalho da TSF está a concorrer diretamente com trabalhos dos Estados Unidos, Venezuela, El Salvador, México, Brasil, Colômbia e Argentina.
No dia 13 de junho serão conhecidos os finalistas que sairão de entre esta lista de nomeados, sendo a cerimónia onde o premiado será revelado no dia 5 de julho, em Bogotá, na Colômbia.
Os prémios Gabo são uma iniciativa da Fundação Gabo, que pega na inspiração do escritor e jornalista colombiano Gabriel Garcia Márquez, para distinguir a busca pela excelência, a inovação e a coerência ética no jornalismo.
